O Porsche 918 Spyder
Com um conceito apresentado no Salão de Genebra de 2010, a Porsche apresentava todos os requisitos do que seriam os carros do futuro. O 918 Spyder já contava com um motor V8 aspirado funcionando em conjunto com 2 motores elétricos, que podiam funcionar independentemente do motor à combustão - um auxiliando o V8 e o outro tracionando as rodas dianteiras do veículo.
Além disso, o design do carro conceito já apresentava as linhas que seriam seguidas pelos próximos modelos da marca, inclusive alguns métodos de fabricação, materiais, soluções mecânicas e aerodinâmicas. Sendo assim, em 2013 o modelo de produção foi apresentado, com uma performance incrível, um desenho muito feliz e todas as inovações que hoje estão na maioria dos carros atuais.
Ao volante era magnífico, exatamente como todos esperavam que seria um Porsche: super moderno e tecnológico, extremamente rápido, porém seguro, e contido em consumo, graças ao Powertrain híbrido. Exemplo disso foi que, na época, dependendo do modo de condução, era possível fazer um consumo com médias de até 18 km/l, mesmo sendo o carro de rua mais rápido no circuito de Nurburgring, baixando o tempo de 7 minutos com pacote opcional Weissach.
Em números, o Porsche 918 Spyder conta com 608 cv no motor V8 e outros 286 cv nos motores elétricos que, juntos, dão um total de 887 cv e o levam de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos, com velocidade máxima de 345 km/h.
O mercado
Sendo um Halo Car, o 918 Spyder era aquele tipo de modelo na linha Porsche que serviria de vitrine para todas as tecnologias que a marca poderia oferecer sem muita preocupação com custos. Logo, teria então um preço bem elevado e produção limitada. No caso: 918 unidades numeradas.
Para o Brasil, na época foram destinados apenas 3 carros, o que logo se mostrou uma quantidade muito baixa, visto que possíveis compradores acabaram se sentindo “orfãos” do modelo. Devido às leis brasileiras, apenas carros 0km ou com mais de 30 anos podem ser importados, isso somado aos custos e burocracias enfrentados. Este cenário dificultava a entrada de mais unidades de 918 Spyder no país, tornando este hipercarro um sonho distante para os brasileiros.
A virada de chave
Saltando então para 2019, a Paíto Motors, em uma de suas viagens para a Europa em busca de carros para importação, recebe informações sobre um Porsche 918 Spyder ainda 0km disponível para venda! Um carro que foi adquirido para coleção e que por quatro anos teria sido mantido sem registro, sem emplacamento e sem rodar, guardado apenas com o intuito de ser preservado como novo.
Estava ali uma enorme oportunidade de trazer o modelo para o país, respeitando toda a regulamentação brasileira e ainda trazendo a felicidade para mais um cliente brasileiro. Sim, a partir daquele momento, a negociação avançou e as fronteiras estavam livres para o Porsche 918 Spyder no Brasil!
Portas reabertas?
Exatamente isso. As portas estavam reabertas! Após o sucesso da vinda desta primeira unidade, outras 10 unidades foram localizadas pelo mundo e importadas também ao país, sempre nas mesmas condições de registro e quilometragem. E o destino era um só: coleções incríveis do Brasil.
A Paíto Motors se orgulha em fazer parte disso tudo! Seja pelos modelos, que são importantíssimos na história do automóvel e da marca Porsche, todos com belíssimas configurações, seja fazendo parte de coleções incríveis de entusiastas do mundo automotivo. Por fim, é sempre uma honra ter participado da história do mercado brasileiro de hipercarros, inserindo o país em uma posição relevante no radar dos hypercars. E é claro, fundando em Araras, a famosa "República dos Hypercars"!