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Galeria

McLaren P1

13 dezembro 2024

McLaren P1: 3 de 375 no Brasil

A McLaren não deixa dúvida sobre sua extrema importância para o automobilismo nas várias categorias em que já atuou em toda sua história. Nos carros de rua seu legado é mais recente, porém não menos interessante. Esta parte da história começa, resumidamente, nos anos 90, quando a McLaren projetou, sem muitas preocupações com custos ou medo de inovações, um dos melhores carros esportivos que o mundo já viu. A estratégia, obviamente, culminou em um carro incrível, caríssimo e absurdamente exclusivo: o McLaren F1. 

Mesmo após a estrondosa repercussão do F1, a McLaren simplesmente não deu continuidade à sua linha de carros de rua e, além do automobilismo, fazia apenas projetos de engenharia em parceria com outras marcas, como a Mercedes-Benz, por exemplo. Mas foi em 2009 que fez renascer a sua divisão Automotive, apresentando o MP4-12C ao mundo, um carro completamente novo e desenvolvido para competir com o mercado de Ferrari, Lamborghini e Porsche.


O surgimento do P1

Com o feedback positivo sobre a sua nova criação, a McLaren então focou no desenvolvimento do que ela chamaria de sucessor da linhagem do F1: o Project 1. O super projeto seria um novo hipercarro, com a mais recente tecnologia disponível, desta vez com um Powertrain híbrido equipado com motor V8 Twin Turbo em conjunto com um motor elétrico e muito, mas muito, estudo aerodinâmico em túnel de vento. Em 2013, a versão de produção do Project 1 foi apresentada, sendo batizado com o nome definitivo de McLaren P1. 

O resultado foi excepcional. Um desenho praticamente esculpido pelo vento, com destaque para os faróis, que lembram o logo da marca, traseira praticamente toda vazada e diversas inovações em utilização de materiais, métodos de construção e soluções de engenharia para a aerodinâmica ativa. O motor V8 Twin Turbo gera 737 cv e o motor elétrico mais 179 cv, com uma potência total combinada de 916 cv, mais uma grande preocupação com redução de peso e aerodinâmica, que traz números de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e velocidade máxima de 350 km/h. Tudo isso combinado com uma dirigibilidade afiada, dramática e bem focada em iniciados em pilotagem.

O P1 já chegou enfrentando concorrência pesada da Ferrari e da Porsche que, por suas inovações em tecnologia híbrida e exclusividade também, acabaram sendo chamados de “A Santíssima Trindade” dos Hypercars! O P1 foi idealizado para ser o topo da gama dos superesportivos, com tiragem limitada, e dos 375 carros produzidos e distribuídos pelo mundo, nenhum chegou ao Brasil por representação oficial.

P1 no Brasil?

Com a chegada dos Porsche 918 Spyder ao país, trazidos pela Paíto Motors, foi impossível não perceber a oportunidade latente de demanda de hipercarros. Seria viável, portanto, a importação de outro membro da Santíssima Trindade dos Hipercarros, desde que nas mesmas condições de legalidade necessárias para importação. Entre 2021 e 2023, foram localizadas três unidades de McLaren P1 no exterior, que foram importadas ao Brasil. As configurações escolhidas a dedo foram destinadas a coleções mais que especiais, reforçando a tradição da Paíto Motors em fazer de Araras o berço de nascimento dos hipercarros trazidos para o país!